segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

FIFA Ballon d'Or 2012: Apostar em quem?

Começa o ano e a principal assunto no futebol é o prêmio de melhor jogador do ano. Sem demagogias, todos os jogadores de alto nível esperam pela ostentação individual. Neste ano, os três indicados já são velhos conhecidos dos leitores. São eles: Lionel Messi, Andres Iniesta e Cristiano Ronaldo. O evento se iniciará amanhã, às 16h (horário de Brasília). Além desta, outras premiações também serão entregues, como a de melhor jogadora feminina, fair-play (que não será do Shaktar, certamente), e o prêmio Puskas, categoria que Neymar concorre novamente pelo gol mais bonito do ano.
Quem será o escolhido?
Coincidência ou não, todos jogam na questionada liga espanhola. Messi e Iniesta pelo Barcelona e Ronaldo pelo Real Madrid. Sem entrar em polêmica, cada um fez o suficiente para ser lembrado pela entidade máxima do futebol. Claro, cada um também com seus números e aquelas "cartas na manga" para conseguir o prêmio.

Iniesta, entre eles, é considerado o mais "azarão" e o menos badalado. Pouco se fala de seus números e gols. Mas esse jogador é peça fundamental no esquema do Barcelona e da Espanha, podendo atuar em várias posições ofensivas. A peculiaridade dele é a estabilidade.  Sempre fazendo bons jogos a aparecendo em momentos decisivos. Para desbancar os concorrentes, Iniesta tem a seu favor o título da Eurocopa, conquista por seu país, e o prêmio de melhor jogador dessa competição. Enquanto que seus concorrentes, mesmo que atuem bem pela suas seleções, não conseguem impressionar dentro de campo tanto quanto o espanhol. Além disso, ele possui exatamente os mesmos títulos com o Barcelona que seu companheiro e concorrente Messi. Seria a primeira vez que o espanhol ganharia o prêmio.

Considerado o jogador mais completo dessa geração, Cristiano Ronaldo tenta receber pela segunda vez (a primeira foi em 2008) o prêmio. Não há como negar que ele seja um dos grandes da atualidade e da história de seu país, apesar da fama de birrento e vaidoso demais. A aposta de Ronaldo está em suas conquistas coletivas com o Real Madrid, que, enfim, conseguiu desbancar o Barcelona da La Liga. Mais do que isso, o time conseguiu igualar a incrível marca de 100 pontos (32 vitórias, 4 empates e 2 derrotas). E, se não possui os mesmo números de Messi, se aproxima demais deles. Na La Liga, Ronaldo fez impressionantes 46 gols (quatro a menos que o argentino) e conseguiu a façanha de fazer pelo menos um gol em todos os adversários do campeonato. Assim, o Real chegou a bater mais um recorde, o ataque mais positivo da história do campeonato, de 121 gols. Na Eurocopa, não conseguiu o título, mas conduziu sua equipe até a semifinal, perdendo justamente para a Espanha (mas somente nos pênaltis).

Falando em recordes, o que dizer de Messi - o quebrador de recordes? O Barcelona não conquistou os principais títulos em disputa, como a Champions League ou a La Liga, porém isso não afasta Messi do favoritismo amanhã. O jogador quebrou recorde atrás de recorde. Na UCL seu time ficou pelo caminho, como dito, mas mesmo assim Messi foi o artilheiro da competição com 14 gols. Com mais essa, Messi foi goleador da competição em quatro oportunidades, se igualando ao lendário Gerd Müller. E, já aproveitando a passagem aqui do alemão, mais um de seus recordes foi quebrado pelo argentino. Talvez seu feito mais glorioso. Superou a marca de 86 gols feitas em 1987. Messi chegou aos 91 gols em 2012. Foi recordista também na artilharia do campeonato espanhol, com nada menos do que 50 gols. Se ganhar mais esse ano, o argentino chegaria a quatro vezes como melhor do mundo, de modo consecutivo.

Para você, quem deve receber o prêmio da FIFA amanhã? Façam suas apostas. Porque a minha, já está feita em la pulga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário